Durante o Fórum Consecti & Confap, que ocorre de 8 a 10/6, em Manaus (AM), o presidente da Finep, Waldemar Barroso, assinou a encomenda do Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites (SALAS II), com execução do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa da UFPA (Fadesp) como proponente.
O objetivo do projeto é ampliar a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica na Amazônia, por meio da construção ou reforma de laboratórios satélites (bases), tanto terrestres quanto flutuantes. A iniciativa vai receber o aporte de R$ 80 milhões da Finep para ser executada.
O lançamento do programa foi feito pelos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Uma portaria fará o chamamento aos municípios e ao Distrito Federal para a indicação de terrenos federais a serem utilizados no programa.
► EDITAIS
Também no Fórum a Finep/MCTI anunciou os editais Finep Amazônia Rodada 2 e Cidades Inteligentes. Acompanhe o evento no canal da Confap no Youtube:
Assim como a Finep, o MPEG e o INPA são instituições vinculadas ao MCTI, com sedes em Belém (PA) e Manaus (AM), respectivamente, com pesquisas concentradas no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia. A Fadesp, localizada em Belém (PA), tem como propósito apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia, atuando junto à Universidade Federal do Pará (UFPA).