Dez anos depois do falecimento do humorista Chico Anysio, sua família ainda continua brigando na justiça. O pleito se iniciou com um patrimônio milionário, mas atualmente, conta com uma dívida de sete milhões de reais.
Quando o humorista faleceu no mês de março do ano de 2012, com 80 anos, ele deixou para trás muitos bens, mas toda sua herança acabou virando pó, e deixou na verdade uma dívida de 7 milhões de reais, a maior parte deste valor está relacionada a impostos atrasados.
Atualmente, a última esposa do humorista, Malgarette Dall Agnol de Oliveira, está brigando na justiça contra os oito filhos de Chico, pois, segundo ela, o desejo de Chico Anysio era, principalmente que seus filhos herdassem o seu patrimônio intelectual, enquanto Malgarette, herdaria os bens materiais, decisão esta, contestada pelos filhos. No ano de 2019, o testamento original, deixado por Chico, foi anulado, pois o personagem “Seu Boneco”, cujo o nome do ator é Lug de Paula, protagonizado na versão original de “Escolinha do Professor Raimundo”, que é também, considerado um dos filhos do humorista, havia também, sido citado na partilha de bens, o que no Brasil não é previsto em lei.
No ano de 2017, Malgarette havia sido afastada do cargo de chefe do espólio, que foi, por sua vez, confiado a Bruno Mazzeo, um dos filhos de Chico.
O advogado que represente cinco dos oito filhos de Chico, Roberto Edward Halbouti, disse em uma entrevista à Veja, que acusou Malga de não declarar a propriedade, o que segundo o advogado, pode ser configurada como “apropriação indébita”. Malgarette, por sua vez, nega tais acusações e afirma não ter “recebido nem um centavo” do testamento.
“Não sabemos precisar o montante que desapareceu do espólio porque não houve prestação de contas. Só isso já se configura como apropriação indébita — para não falar em furto”, declarou a defesa dos irmãos.
Atualmente, Malgarette, que mora com seus pais no sul do Brasil, diz se sentir “esgotada” pela disputa e, que se sente agredida pelos filhos do ex-marido.
“Eu não os agrido. Já eles disseram que sou mentirosa e até os roubei. Não tenho mais saúde mental, passei por duas internações psiquiátricas”, disse.
Chico Anysio morreu em 2012, aos 80 anos, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos. A partir daí, a viúva e os filhos do humorista vem trocando acusações em público, com relação ao patrimônio milionário de Chico, que está estimado em R$ 20 milhões.
O humorista teve oito filhos: o ator Lug de Paula, da relação com a atriz Nancy Wanderle, o ator Nizo Neto e o diretor de imagem Rico Rondelli, com a atriz Rose Rondelli; o DJ Cícero Chaves, com Regina Chaves; o ator Bruno Mazzeo, com a atriz Alcione Mazzeo; Rodrigo e Vitória com a ex-ministra da Economia Zélia Cardoso de Mello; e André Lucas, adotado pelo humorista.