O RG digital é uma realidade e já está disponível aos Brasileiros. O novo documento trará inúmeras vantagens, frente ao documento anterior de identidade.
O novo modelo, conhecida como “RG digital”, terá um número unificado e também um QR-Code. Ela utilizará o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), como número oficial de identificação e o objetivo principal é de unificar o número do documento em todas as unidades da federação (todos os estados).
Quais são as novidades do novo RG?
A nova identidade digital vem para unificar a numeração de autenticidade do documento, que poderá ser checada por QR-code, fato este, que permitirá a sua validação até mesmo off-line e, apenas o registro do CPF será considerado. Isto ocorrerá, pois, até então, as pessoas podem obter um número diferente de identidade, se estes forem registrados em estados diferentes.
Resumindo, cada estado brasileiro emite um número de RG diferente, sendo assim, atualmente um cidadão brasileiro pode possuir até 27 números de RG, tendo em vista que o mesmo, pode solicitar uma nova via em cada estado.
Desta forma, com 27 números de RG diferentes, se torna mais fácil que golpistas possam fraudar documentos para aplicarem golpes.
Contudo, esta medida também prevê que o novo RG, de forma digital, será um documento para viagens, desta forma, o mesmo adotará um padrão internacional com a impressão do MRZ (Machine Readable Zone), que seria o mesmo registro encontrado nos documentos de Passaportes.
Em quanto tempo o atual RG deixará de ser válido?
De acordo com o Governo Federal, o modelo atual continuará tendo validade por mais 10 anos, inclusive para as pessoas que possuam até 60 anos.
Desta forma, o novo RG começará a ser exigido no ano de 2032 como documento obrigatório. Entretanto, para as pessoas com idades acima de 60 anos, o modelo antigo será aceito por prazo “indeterminado”.
De que forma posso emitir o meu novo RG?
Desde o início de março a emissão do documento já é permitida, e as secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF serão os únicos responsáveis pela emissão do documento.
Entretanto, apesar de já ser válido, as unidades de identificação terão o prazo até 3 de março de 2023 para se adequarem às mudanças e começarem a emitir o documento.
Desta forma, a todas as pessoas interessadas em emitir a sua nova carteira de identidade, precisam ir até aos órgãos responsáveis do seu município e solicitar a emissão.
Caso as unidades do seu estado já estejam emitindo a nova carteira de identidade (RG Digital), os documentos a serem apresentados no ato da solicitação são: Certidão de Nascimento ou Casamento.
Assim, sua nova identificação será expedida em papel de segurança ou em um cartão de policarbonato (plástico), além é claro, de possuir um formato digital que poderá ser acessado pela plataforma gov.br.
Por fim, caso o cidadão que vá solicitar o novo RG não possua número de CPF, o próprio órgão de identificação local realizará de imediato a inscrição do cidadão no CPF, conforme determina o decreto do governo.