ASSISTA TAMBÉM NO YOUTUBE:
A Anvisa, determinou dia 14 de abril de 2022 a suspensão da “venda, distribuição, importação e uso dos produtos da marca Kinder, pois os mesmos, são alvos de alerta e recolhimento internacional”.
A ANVISA fez esta determinação logo após verificar que os chocolates se tornaram polêmica mundial, apresentando casos de contaminação pela bactéria salmonella.
A instituição recebeu o alerta através de um comunicado oficial da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar – Infosan, o surto da bactéria aconteceu em diversos países, principalmente nos chocolates produzidos pela empresa.
“Embora nosso país não esteja entre os países de destino destes produtos, conforme noticiado pela própria Anvisa, o órgão achou prudente divulgar esta medida preventiva, que tem como objetivo, informar à sociedade e também, de evitar que o produto seja consumido ou trazido do exterior para o país, tanto por importadoras, como por pessoas físicas”.
A Anvisa continua acompanhando os casos no cenário internacional, para futuramente, tomar as devidas medidas necessárias, antes mesmo que ocorra a entrada dos produtos no país.
O que aconteceu?
O Reino Unido iniciou uma investigação na empresa Ferrero, logo depois de ter recebido algumas suspeitas de que seus chocolates estariam contaminados com a bactéria salmonella.
Crianças menores de 5 anos de idade foram as mais atingidas em um total de 57 pessoas. Desta forma, o país decidiu recolher os lotes dos famoso ovos Kinder, na tentativa de evitar que o problema se alastrasse ainda mais.
A Ferrero se manifestou, através de nota à Anvisa, onde afirma que deu início ao recolhimento dos produtos, principalmente aqueles, que foram fabricados na Bélgica e em todos os países de destino. Entretanto, a empresa também afirmou que a contaminação não atinge produtos vendidos aqui no Brasil.
No último dia 12 de abril, a Secretaria Nacional do Consumidor – “Senacon”, já havia notificado a empresa para que faça um recolhimento formal dos produtos ou que apresentasse esclarecimentos sobre a real segurança do dos chocolates Kinder Ovo.